terça-feira, 30 de setembro de 2014

Espectadores veem semelhanças entre “Dupla Identidade” e série britânica

Produzida na Irlanda do Norte com apoio da BBC, “The Fall” foi uma das novidades de 2013 na televisão. Em apenas cinco episódios, a série se passa em Belfast e opõe um serial killer, especializado em matar mulheres, e uma policial experiente, vivida pela atriz Gilliam Anderson (foto acima junto com Paul Spector - “Arquivo X”), convocada para tentar solucionar o caso.“The Fall” estreou em maio de 2013 e rapidamente foi vendida para diversos países. No Brasil, foi exibida pelo canal pago GNT em agosto. Uma segunda temporada foi imediatamente contratada – a estreia está prevista para novembro deste ano. Reprisada pelo GNT em abril deste ano, a primeira temporada está disponível também no Netflix.
Assim que a Rede Globo começou a exibir as primeiras chamadas de “Dupla Identidade”, espectadores notaram que havia algo em comum com “The Fall”. Preferi esperar a estreia da série de Gloria Perez para escrever. Exibidos os primeiros dois episódios, é impossível não fazer algumas comparações.
Paul Spector (Jamie Dornan), o serial killer de “The Fall”, é psicólogo e trabalha dando aconselhamento para pessoas que estão de luto. Ele faz fotos de suas vítimas, coleciona objetos delas e mantém registros dos crimes armazenados em uma caixa do sótão de sua casa. Spector usa apenas as mãos para matar por enforcamento e está sempre fazendo exercícios para ficar mais forte.

Edu (Bruno Gagliasso na foto acima junto com Débora Falabella), o serial killer de “Dupla Identidade”, tem características muito semelhantes – além da aparência de galã e da barba. É advogado, mas estuda psicologia e faz serviço voluntário numa ONG que ajuda pessoas desesperadas. Cuida de suas vítimas com o mesmo zelo que Spector e guarda os registros dos crimes da mesma forma. Também só mata por estrangulamento e buscar ficar mais forte e em forma fazendo exercícios físicos.
Há, porém, uma diferença fundamental entre Spector e Edu: o primeiro é casado e tem um casal de filhos enquanto o segundo é solteiro e está começando um relacionamento com uma jovem (Débora Falabella).
Já Stella Gibson (Gilliam Anderson), a experiente policial, é solteira convicta e choca os homens por escolher seus parceiros de forma ativa e decidida. No passado, ela teve um caso com o chefe da polícia, a quem está subordinada. É ela quem se dá conta que há um nexo entre diferentes crimes registrados ao longo de três meses em Belfast.

Vera (Luana Piovani na foto acima junto com Marcello Novaes), além das características físicas semelhantes, também é solteira e, de forma parecida a Stella, não esconde que escolhe seus parceiros sexuais ocasionais. No passado, ela teve um caso com Dias (Marcello Novaes) o chefe da polícia. Ela é especializada em crimes cometidos por serial killers.
Há uma pequena diferença entre Stella e Vera. A primeira é uma policial graduada, com formação em antropologia, enquanto a segunda é psiquiatra forense, com especialização nos EUA.
Há ainda um componente político em ambas as séries – um figurão que está envolvido, indiretamente, com as investigações. Em “Dupla Identidade”, trata-se de um senador, vivido por Aderbal Freire Filho.
Agradeço aos leitores Daniel e Cássia, que me chamaram a atenção para tantas semelhanças e me levaram a assistir “The Fall”, que é ótima. Deixei de mencionar algumas outras coincidências para não dar “spoilers” a quem está vendo uma ou a outra série.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates