sexta-feira, 31 de julho de 2015

Rede Globo é suspeita de plágio no "Criança Esperança"; emissora nega

A Rede Globo lançou uma nova logomarca para comemorar os 30 anos do "Criança Esperança", mas a "criação" está sob a suspeita de ser plágio da marca de um museu norte-americano. As letras que a emissora usou para compor o nome do projeto social são muito parecidas e têm as mesmas cores das do museu. Apenas alguns detalhes as diferenciam, como o uso pela Globo de uma criança estilizada no lugar do "A", a troca de posição e a intensidade das cores.
A Globo nega o plágio. Tire suas conclusões.

Em um grupo no Facebook, designers e publicitários têm discutido a semelhança entre o novo logotipo do "Criança Esperança" e do Children's Museum of New Hampshire, na cidade de Dover (EUA). A maioria não tem dúvidas: a Globo se apropriou da mesma ideia da marca do museu, que se inspira em uma fonte tipográfica chamada Multicolore e nos brinquedos em que as peças se conectam por parafusos. O novo logo do museu foi lançado no início do ano.
"O museu fez alterações importantes e sensíveis na tal fonte free... E a Globo foi lá e pegou a fonte do museu, só tirou o parafusinho branco. Acho isso plágio, um absurdo (além de nenhuma autenticidade", escreveu na rede social a professora Flavia Gonsales.
Já o estudante de publicidade Felipe Pongelupi foi mais conciliatório: "Não acho que a discussão deva ser pautada no plágio, porque já foi provado que é uma fonte free, ou seja, qualquer um pode usar, mas, amor de Deus, vamos ser mais autênticas, queridas empresas".
A Globo defende a originalidade da marca do "Criança Esperança". "A logomarca do Criança Esperança é uma criação original, feita a partir de uma evolução da tipologia da marca anterior e o uso da paleta de cores da marca Globo. A interseção das cores na tipografia faz referência ao conceito de ativação da campanha, em que diferentes cores e formas, quando unidas, ativam a solidariedade e a esperança", disse a emissora em nota. 





Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates