sábado, 21 de novembro de 2015

Na reta final, novela "Os Dez Mandamentos" respira por aparelhos

Nada mais natural do que esticar um produto que trouxe retorno financeiro e prestígio para prolongar o sucesso. Foi exatamente isso o que a Record fez com "Os Dez Mandamentos", mas exagerou na dose. Na novela faraônica, que finalmente acaba nesta segunda (23), o estica-e-puxa ficou cansativo. A falta de "desacontecimentos" da história foi tão grande que, após a travessia do Mar Vermelho, a produção passou a respirar por aparelhos. O público percebeu. Nesta semana, a trama não superou a Globo em nenhum dia no Ibope.
Antes, a novela bíblica enrolou como pôde para mostrar as dez pragas que acometeram o Egito Antigo, o que não comprometeu sua audiência, pelo contrário, só a fez crescer. Do ponto de vista comercial, foi um feito louvável. Por outro lado, dramaturgicamente, a trama não apresentou inovações _e nem podia, visto que é engessada dentro do original da Bíblia.
É digno de nota o esforço da direção, leia-se Alexandre Avancini, em levar ao público uma trama atraente. Para envolver os telespectadores, a edição usou e abusou de um dos recursos mais inerentes às telenovelas: a reiteração. Através de flashbacks, "Os Dez Mandamentos" encontrou material para sustentar a falta de ter o que mostrar.
Na cena da abertura do Mar Vermelho, que fez com a história atingisse seu recorde de audiência e deixasse a TV Globo afogando no Ibope (a TV Globo perdeu de 28 pontos a 21 na Grande São Paulo), a demora para mostrar as águas se dividindo e a caminhada do povo hebreu foi tamanha que daria tempo de abrir um oceano inteiro. O festival de closes nos rostos do elenco só fez notar quão exaustos todos estavam - Guilherme Winter (o Moisés na foto acima), bom ator, é o melhor exemplo. Seguramente, o cansaço não era obra da travessia.
Caras e bocas também não faltaram na sequência em que a personagem Eliseba (Gabriela Durlo) foi ferida, o que só exacerba o caráter melodramático da novela. O dramalhão se estendeu, com cenas longuíssimas, em que personagens derramavam lágrimas uns sobre os outros.
Cenas de batalha em câmera lenta deram o tom exato da necessidade de se esticar uma história que respira por ajuda de aparelhos. No caso, os aparelhos de edição.
Exageros linguísticos à parte, "Os Dez Mandamentos" representa um ganho e ao mesmo tempo um desafio para a Record: a audiência conquistada - e aqui não só os números, mas a abrangência do público geral - foi um marco para a emissora e precisa ser mantida. Foi acertada a ideia de criar uma “faixa bíblica” para o horário, mas completamente descabida a alternativa encontrada, a de reprisar a minissérie "Rei Davi".
A bem da verdade, a melhor serventia da reprise foi a de comparativo entre uma produção e outra. Embora o texto de Vivian de Oliveira tenha sofrido pouca evolução, a qualidade da direção e da produção de "Os Dez Mandamentos" teve um salto evidente.










Share:

Desabafo de Ilze Scamparini pode trazê-la de volta ao Brasil

O desabafo de Ilze Scamparini (foto) no "Jornal Nacional" na última terça-feira, ao vivo, direto de Paris durante a cobertura dos atentados terroristas, repercutiu muito mal na alta cúpula da Rede Globo. O diretor geral da emissora, Carlos Henrique Schroder, chegou a comentar com pessoas próximas que mandaria a repórter voltar em breve ao Brasil. Se isso se confirmar, reforça a tendência interna na Globo de renovação de seu quadro de correspondentes internacionais.
Depois de Renata Ceribelli, Renato Machado também voltará. Ilze é uma das mais importantes correspondentes internacionais. Ela acompanhou, no Cairo, o velório do líder palestino Yasser Arafat; cobriu os desdobramentos do ataque terrorista que vitimou centenas de crianças em uma escola em Beslam, na Rússia, em 2004; e as cerimônias dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, na Alemanha. No momento do atentado, Ilze estava em Roma e foi deslocada para Paris. Ao vivo, ela disse a Willian Bonner: “Peço desculpas pelo cansaço extremo e gostaria de me apresentar em melhor forma. Mas vamos lá.”






http://blogs.odia.ig.com.br/leodias/2015/11/20/desabafo-de-ilze-scamparini-pode-traze-la-de-volta-ao-brasil/




Share:

Moisés recebe os Dez Mandamentos de Deus no final da novela

Eis uma das cenas mais esperadas de "Os Dez Mandamentos". A novela bíblica da Rede Record chega ao fim nesta segunda-feira (23) como um dos maiores sucessos de audiência da Record, e com a promessa de virar filme e ganhar uma pequena extensão na TV mais adiante. Nas cenas finais do folhetim, Moisés (Guilherme Winter na foto acima junto com Sidney Sampaio, o Oséias/Josué), após guiar o povo hebreu para a libertação, receberá de Deus os "Dez Mandamentos". As leis serão escritas por Deus em duas pedras entregues a Moisés.
O fim da novela trará Moisés descendo a montanha onde recebeu os mandamentos. Ele ficará decepcionado com seu povo, que passará a adorar uma imagem de um animal em ouro.
Moisés ficará muito irritado com os hebreus e o suspense do que virá na história ficará para a próxima etapa do folhetim: mais 60 capítulos que devem estrear em março.









Share:

"É importante fazer TV e também não fazer", diz Patrícia Pillar

Patrícia Pillar (foto), 51, já tem data de retorno à televisão. Em 4 de janeiro, ela surgirá como a viúva Isabel Mourinho (foto ao lado) na nova minissérie da Rede Globo, “Ligações Perigosas”.
É seu primeiro trabalho desde o fim de “O Rebu”, novela das 23h de curta duração, exibida em 2014.
Na trama de Manuela Dias, adaptada de “As Ligações Perigosas”, de Choderlos de Laclos, Isabel participará de jogos de sedução com Augusto (Selton Mello).
A história, com direção de Vinicius Coimbra, se passa nos anos 20. “É uma trama que fala de relações humanas. É o jogo de jogar com o humano, com suas fraquezas, suas fragilidades”, diz a atriz e diretora à coluna.
Você tem preferido fazer minissérie e séries a novelas?
Não escolho o trabalho pelo formato. Parto de boas histórias, bons personagens e de pessoas envolvidas que eu admire. O tempo maior de preparo nesses formatos me agrada, dá para elaborar mais as coisas. Mas novela também tem sua graça. Tive oportunidade de fazer grandes textos em novelas.


O que te atraiu na nova personagem e o que ela tem de diferente das anteriores?
Em “Ligações” os personagens são alimentados pelos pensamentos, tem uma doença na cabeça deles. A Constância, de “Lado a Lado”, tinha uma perversidade em relação à questão de dominação de classe. A Isabel é sedutora e tem a perversidade do feminino, de dominar, de gostar de ver o limite do outro, a fraqueza.


Houve um trabalho grande de preparação para “Ligações Perigosas”. Isso faz muita diferença para o ator?
Muita! Antes a preparação era mais rápida, uma leitura um mês antes e pronto. Agora, cada vez mais estão querendo começar antes, e pra gente é importante. No fundo é uma valorização do trabalho do ator, querendo de nós uma complexidade maior do nosso trabalho. Tem tempo de errar, de se arriscar, com textos exigindo cada vez mais. Para o ator, isso dá uma potência no sentido de se arriscar mais.


Você é contratada da TV Globo. Consegue dizer não para alguns trabalhos na TV?
Não me apego a dinheiro, status. O importante é ter prazer com o trabalho, e achar que de alguma maneira vou ser transformada por aquilo. Se não tem isso, para quê fazer? Eu e a Globo temos um relacionamento de 30 anos, desenvolvemos uma relação saudável. Consigo ter outros projetos. É importante fazer TV e não fazer. Tenho sempre alguns projetos no cinema, teatro. Quando não quero fazer algo, explico, sem arrogância, e acho que sou compreendida. Mas tô sempre trabalhando muito (risos).


Vê muitas mudanças nesses 30 anos trabalhando em TV?
Tem uma coisa técnica que mudou muito, de luz, de qualidade da imagem impressionante. Há uma busca grande por diversificação. Essa faixa das 23h traz novos autores, novos diretores. Sai do padrão, traz frescor.










Share:

Bailarina é obrigada a desmentir affair com Neymar, mas se faz de desentendida

Depois de Neymar (foto acima junto com Lorena) colocar Lorena Improta (dançarina do Faustão) no lugar dela, tentando mostrar que não tem nada (sério) com a moça (o jogador postou uma foto dizendo que a loira é somente uma Neymarzete, ou seja, uma fã como qualquer outra), ela foi obrigada a negar que os dois tiveram algo a mais.
Mas Lorena não obedeceu direitinho a determinação de desmentir pra valer a história (os dois ficaram juntos nesta semana na Bahia, mas Neymar não queria que vazasse) e botou mais lenha na fogueira.
Veja o que a bailarina disse em uma entrevista:
"É uma amizade. Estamos nos conhecendo. Ele é uma pessoa tranquila que estou adorando conhecer. E ele brincou de Neymarzete porque autografou minha camisa, mas é só isso mesmo".
Convenceram bem as palavras dela, né?









Share:

A produtora do "CQC" na Rede Record

O talk show que Fábio Porchat (foto) está negociando com a Rede Record será realizado por uma produtora independente — a argentina Cuatro Cabezas, responsável pelo "CQC" (Bandeirantes). Há chance de a nova atração ser anunciada oficialmente pela Record na semana que vem.








Share:

Rede Globo está em busca de uma atriz jovem parecida com Camila Pitanga

A produção de "Velho Chico", da Rede Globo, está em busca de uma jovem atriz, faixa dos 14 ou 15 anos, para as gravações de uma fase da novela de Benedito Ruy Barbosa. O principal requisito é que essa pessoa tenha forte semelhança com Camila Pitanga (foto). Quem se achar parecida com ela que se habilite!
Pitanga, como informado, ficou com a personagem que seria vivida por Letícia Sabatella na substituta de "A Regra do Jogo". De acordo com Sabatella, as razões que acabaram determinando esta troca estão relacionadas a problemas com a agenda. A estreia da novela está prevista para abril de 2016.
"Não foi possível conciliar as agendas para dedicar-me ao trabalho. Mas foi muito produtivo ter podido participar junto com pessoas que gosto muito das oficinas e contribuir com os fundamentos do processo. 'Velho Chico' há de brilhar!", torce a atriz.
Em 2016, ela terá shows com a Caravana Tonteria, apresentações do espetáculo "Trágica.3", que traz uma releitura contemporânea das tragédias gregas Medeia, Electra e Antígona, além de estar envolvida com a produção de filmes.








Share:

Ibope consolidado sexta (20/11/2015) na Grande São Paulo








13.6 pontos 7.8 pontos 5.4 pontos 2.6 pontos 0.8 ponto
Média-dia: 07h às 23h59min

Programa  Pontos Horário Posição
Hora Um  03 pontos 05h - 06h
Bom Dia SP   05 pontos 06h - 07h30m
Bom Dia Brasil 08 pontos 07h30m - 08h50m
Mais Você 7.5 pontos 08h50m - 10h10m
Bem Estar 07 pontos 10h10m - 10h50m
Encontro com Fátima Bernardes 07 pontos 10h50m - 12h
Vídeo Show 09 pontos 14h - 15h10m
Sessão da Tarde (Bater ou Correr) 11 pontos 15h10m - 16h45m
VPVN (Caminho das Índias) 15 pontos 16h45m - 17h45m
Malhação: Seu Lugar no Mundo 14 pontos 17h45m - 18h25m
Além do Tempo 18 pontos 18h25m - 19h05m
Totalmente Demais 21 pontos 19h25m - 20h30m
Jornal Nacional 23 pontos 20h30m - 21h30m
A Regra do Jogo 24 pontos 21h30m - 22h35m
Globo Repórter 21 pontos 22h35m - 23h25m
Lista Negra 12 pontos 23h25m - 0h15m
Jornal da Globo 07 pontos 0h15m - 0h45m 2º
Programa do Jô 5.5 pontos 0h45m - 01h35m
Rush - Medicina VIP 05 pontos 01h35m - 02h30m


Programa Pontos Horário Posição
Balanço Geral Manhã 02 pontos 06h - 07h25m 2º - SBT
SP no Ar 05 pontos 07h25m - 08h55m 2º
Fala Brasil 07 pontos 08h55m - 10h 2º
Hoje em Dia 05 pontos 10h - 12h 3º
Balanço Geral SP 7.5 pontos 12h - 14h45m 2º
Prova de Amor 07 pontos 14h45m - 15h45m 2º
Chamas da Vida 04 pontos 15h45m - 16h45m 3º
Cidade Alerta 07 pontos 16h45m - 20h25m 2º
Rei Davi 13 pontos 20h25m - 21h50m 2º
Os Dez Mandamentos 17.5 pontos 20h50m - 22h 2º
Jornal da Record 13 pontos 22h - 22h40m 2º
A Fazenda 8 11 pontos 22h40m - 23h25m 2º
Super Tela (O Escorpião Rei) 07 pontos 23h25m - 01h15m 2º - SBT

Programa Pontos Horário Posição
Jornal do SBT (manhã) 02 pontos 06h - 07h 2º - Record
Carrossel Animado 02 pontos 07h - 08h30m 3º
Mundo Disney 4.5 pontos 08h30m - 10h30m 3º
Bom Dia & Cia 06 pontos 10h30m - 14h 2º - Record
Maria do Bairro 05 pontos 14h - 14h40m 3º
Casos de Família 05 pontos 14h40m - 15h45m 3º
Pérola Negra 05 pontos 15h45m - 16h50m 2º
Teresa 5.5 pontos 16h50m - 17h45m 3º
A Dona 05 pontos 17h45m - 18h30m 3º
Chaves 05 pontos 18h30m - 19h45m 3º
SBT Brasil 05 pontos 19h45m - 20h30m 3º
Cúmplices de Um Resgate 07 pontos 20h30m - 21h20m 3º
Carrossel 08 pontos 21h20m - 22h25m 3º
Programa do Ratinho 08 pontos 22h25m - 23h15m 3º
Tela de Sucessos (Atração Perigosa) 07 pontos 23h15m - 01h 2º - Record
The Noite 4.5 pontos 01h - 01h45m 2º
Jornal do SBT (noite) 03 pontos 01h45m - 02h30m 2º
Okay Pessoal 02 pontos 02h30m - 03h30m 2º

 
Programa Pontos Horário Posição
Café com Jornal 0.9 ponto 07h30m - 09h30m 4º
Jogo Aberto 04 pontos 11h - 13h 4º
Os Donos da Bola 3.5 pontos 13h - 14h15m 4º
Os Simpsons 03 pontos 15h - 16h15m 4º
Brasil Urgente 04 pontos 16h15m - 19h20m 4º
Jornal da Band 3.5 pontos 19h20m - 20h25m 4º
Fatmagül: A Força do Amor 03 pontos 20h25m - 21h20m 4º
Pânico na Band (reprise) 02 pontos 22h20m - 23h30m 4º
O Mundo Segundo os Brasileiros 02 pontos 0h25m - 01h20m 4º
Jornal da Noite 01 ponto 01h20m - 02h10m 4º

Programa Pontos Horário Posição
Melhor Pra Você 0.8 ponto 09h30m - 12h 5º
A Tarde é Sua 02 pontos 15h - 17h 5º
Você na TV 01 ponto 17h - 19h 5º
TV Fama 01 ponto 19h - 20h30m 5º
RedeTV News 0.7 ponto 21h40m - 22h40m 5º
Mariana Godoy Entrevista 0.7 ponto 22h40m - 23h25m 5º


Share:

Blog Archive

Blogger templates